Já há alguns anos que venho sentindo incômodo com minha antiga área de atuação, no terceiro setor, buscando um caminho diferente para trilhar. Em reuniões setoriais e grupos, geralmente sempre atuei nas soluções tecnológicas do coletivo.
Formado na PUC-SP em Ciências Sociais, atuei por uma década no terceiro setor. Um local desafiador e pouco valorizado, porém com ótimos desafios para o desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse período, atuei bastante na rede de serviços sendo ativo no fortalecimento da coletividade.
Durante a pandemia, o maior site de divulgação de vagas de emprego no terceiro setor, fechou seu segmento sem dar satisfações aos usuários. Percebi essa lacuna e criei da forma que pude meu próprio site, aproveitando a capilaridade com contatos de entidades sociais em toda São Paulo, divulguei meu serviço que foi criado de forma voluntária.
Houve uma imensa aderência e confiança por parte dos contratantes, hoje contamos com média de 2.5k acessos diários, logo, bateu a curiosidade sobre programação e construção de sites.
À princípio estudando front-end de forma sistemática e firme, um amigo de infância que é Sênior em Java me orientou à respeito do mercado de trabalho, observando minha caminhada, me sugeriu que estudasse Java. Assim ele me passou uma trilha de estudos.
Fiz uma apresentação para ele e outro dev amigo dele sobre versionamento de código - Git/Github, com direito a uma chuva de críticas que foram boas para meu desenvolvimento. Depois desenvolvi um Projeto com POO e apresentei as bases teóricas e o funcionamento na prática desse paradigma de desenvolvimento.
Hoje estou desenvolvimento meu primeiro projeto com alguns elementos do Spring Framework, foi-me orientado a manter os estudos de Java no HackerRank enquanto continuo e aprofundo meus estudos. Nesse meio tempo percebi o quanto sou organizado e resiliente enquanto autodidata além de me identificar bastante com o novo ofício,
Percebi que muitas vezes, horas perdidas em um bug, ao final, resolvido, nos traz uma melhor compreensão do código.
Hoje mantenho a manutenção do site (www.ongsetor3.com.br), que também me traz alguma renda para me manter focado nos estudos, além de permitir minha colaboração à sociedade, saí do trabalho no início do ano e venho me dedicando pesadamente esse 2022 no estudo de programação.
Juarez Martins