O git nos ajuda a versionar nossos arquivos localmente, porém para podermos trabalhar em equipe e manter nossos arquivos seguros precisamos disponibilizar nosso projeto online, e para isso existem as hospedagens de repositórios, sites que são capazes de manter a lógica de versionamento do git:
Esses são exemplos das principais hospedagens de repositórios disponíveis: Github, Gitlab e Bitbucket.Nesse curso utilizaremos o github.
GitHub é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo. É a partir dele que hospedaremos nosso repositório local para um online. É uma espécie de rede social muito utilizada principalmente por desenvolvedores para divulgação de seus trabalhos ou para que outros programadores contribuam com projetos.
Resumidamente: Você trabalha na sua máquina e salva versões do seu código no GitHub, e também pode baixar cópias do código que está hospedado GitHub para a sua máquina.
- Portfólio - É um site seguro para guardar e mostrar seus projetos. Não é incomum as empresas pedirem apenas seu GitHub antes de uma entrevista de emprego.
- Organização - Permite que todo mundo trabalhe no mesmo projeto (seja um projeto da sua empresa ou um Open Source).
- Ferramentas - Porque oferece funcionalidades extras ao git, como interface visual, documentação, bug tracking, feature requests, pull requests, etc.
- Versatilidade: Você pode guardar qualquer tipo de arquivo no git/Github, não necessariamente código. Por exemplo, essa aula que estamos vendo. O Github utiliza uma linguagem chamada Markdown, que permite criar listas, links, ancôras, adicionar imagens, vídeos, gifs...
A diferença entre git e github é que o git é só uma ferramenta para versionar projetos, enquanto o github é o site no qual você colocará esses projetos versionados. uma analogia válida seria que o git é seu pincel e tintas enquanto o github é um museu.