up201605926 - João Malheiro de Sousa ([email protected])
up201606186 - Tiago Araújo Castro ([email protected])
(Compacted, Complete on UML folder)
Singleton - este design pattern servirá para a classe jogo apenas ser instanciada uma vez já que irá ser acedida inúmeras vezes ao longo da execução do programa.
Builder - este design pattern servirá para dividir os barcos nas suas secções quadradas permitindo uma separação mais fácil do código.
Template - este design pattern servirá para a criação dos vários tipos de barcos, podendo-se implementar novos barcos com as suas caraterísticas individuais sem alterar o algoritmo responsável pelo jogo.
Strategy - design pattern utilizado para facilitar a criação das várias dificuldades do jogo e alterar o comportamento do bot com os behaviours criados.
MVC (Model View Controller) - usado para facilitar a modularidade e as dependências do jogo.
Instalar a APK que se encontra na pasta Executables ou correr o JAR ((java -jar Battleship_Royale.jar) na pasta Executables)
MENU
Este é o menu inicial do jogo. Nele é possível retirar a música que está a ser tocada, iniciar sessão no facebook e continuar na aplicação carregando em “Play”.
CREATOR
De seguida, passamos para o CreatorScreen. Nele, o utilizador tem a tarefa de escolher o posicionamento dos seus navios no tabuleiro. É de acrescentar que o jogo só procede para o próximo ecrã quando todos os navios estiveram colocados. Também é possível rodar os navios para os colocar no tabuleiro carregando, após carregar no navio pretendido, no botão rotate e de seguida tocando na célula pretendida.
DIFFICULTY
Aqui escolhe-se a dificuldade do jogo, tendo três opcões, EASY, HARD e CRAZY.
GAME
Aqui pode-se ver o ecrã de jogo. Nele é possível ver os dois tabuleiros de jogo (utilizador e bot) ou então alternar o tabuleiro com os navios do user com imagens que representam os navios que ainda faltam destruir. Para jogar, se o aparelho do utilizador tiver giroscópio, ele tem de carregar na célula e rodar o telemóvel para a frente (ecrã para cima). Se não o tiver, ele deverá apenas tocar na célula a disparar. O jogo sairá deste menu assim que o user ou o bot destruam os navios todos do adversário. É de notar também a possibilidade de parar a música de jogo no botão com icone de som.
END SCREEN
Por fim, este é o menu final do jogo que indica se o utilizador perdeu ou ganhou (outcome do jogo) e permite ao mesmo voltar ao menu inicial se ele desejar jogar outra vez pressionando em qualquer parte do ecrã.
Testes: App/core/src/test/java/com/mygdx/game/controller
As dificuldades no trabalho começaram no inicio, devido ao pouco conhecimento de programação em android e libgdx, a própria criação do projeto no inicio foi um desafio. No desenvolvimento do trabalho, houve certa dificuldade em perceber como fazer a user interface, mas após alguma pesquisa este problema foi ultrapassado. Tivemos também muita indecisão quanto aos temas que iamos abordar para o nosso trabalho, tendo de inicio a ideia de fazer networking (multiplayer) e android, mas no inicio/meio do trabalho decidimos mudar o nosso objetivo, trocando para uma abordagem mais individual acabando por nos decidir por intelegencia artificial (single player), android e social. A razão pela qual mudamos o nosso foco foi porque a forma como o trabalho estava a ser estruturado não iria propor uma boa aplicação do networking, logo, decidimos ir pela AI com a qual ficamos bastante contentes (esta contem três dificuldades, sendo a facil tiros random, a hard tiros random a inicio, apos acertar num barco procura a sua volta para acertar noutra parte do barco e obter a sua orientação mandando o barco abaixo conseguentemente e a crazy que consiste no hard mode mas com 2 tiros por turno). Outra grande dificuldade encontrou-se na especificação das funções para o caso do carrier ship (em L) necessitando algoritmos mais complexos (no caso do hard mode, para mandar o barco abaixo teve-se que desenvolver bastante o algoritmo para o adaptar). Saimos deste trabalho com maior conhecimento de android development e libgdx. Aprendemos também (de novo) a começar os trabalhos com mais tempo de forma a fazer as coisas com mais tempo. O trabalho foi desenvolvido ao longo de 1 semana e meia (de forma mais intensiva) por uma media de 4 horas por dia na primeira meia semana e cerca de 6~7 horas diarias na ultima semana. Distribuição do trabalho: Tiago Castro 55% VS X 45% João Malheiro