ON35 | Semana 01 | 2024 | Agnes Ignácio
Antes de começar, vamos organizar nosso setup.
- Fork esse repositório
- Clone o fork na sua máquina (Para isso basta abrir o seu terminal e digitar
git clone url-do-seu-repositorio-forkado
) - Entre na pasta do seu repositório (Para isso basta abrir o seu terminal e digitar
cd nome-do-seu-repositorio-forkado
)
O que veremos na aula de hoje?
- Arquivo .py
- Terminal
- GIT
- GitHub
- Markdown
- Exercício da semana
O arquivo .py é o arquivo com a extensão que é reconhecida como código pelo motor da linguagem Python. Isso quer dizer que quando escrevemos código nesse arquivo, o nosso computador é capaz de entendê-lo e aplicar suas instruções.
Também conhecido como interface de linha de comando (CLI) é um mecanismo de software que você usa para interagir com o sistema operacional usando o teclado. Em geral, usamos uma interface gráfica (GUI), que hoje é popular em todas as aplicações e sistemas de software, para utilizar dos recursos do computador. Você pode usar uma interface gráfica para navegar visualmente e clicar em ícones e imagens para fazer as coisas funcionarem.
No entanto, uma GUI é ineficiente para tarefas de administração do sistema, especialmente se o ambiente for virtual ou remoto. Com uma interface de linha de comando, você pode inserir comandos de texto para configurar, navegar ou executar programas em qualquer servidor ou sistema de computador. Todos os sistemas operacionais, incluindo Linux, macOS e Windows, fornecem uma CLI para interação mais rápida com o sistema. Aqui está uma lista dos principais comandos do terminal.
O Git é um sistema de controle de versão distribuído, o que significa que um clone local do projeto é um repositório de controle de versão completo. Esses repositórios locais totalmente funcionais facilitam o trabalho offline ou remoto. Os desenvolvedores confirmam o trabalho localmente e depois sincronizam a cópia do repositório com a cópia no servidor. Esse paradigma é diferente do controle de versão centralizado, no qual os clientes devem sincronizar o código com um servidor antes de criar novas versões do código.
A flexibilidade e a popularidade do Git o tornam uma ótima escolha para qualquer equipe. Muitos desenvolvedores e universitários já sabem como usar o Git. A comunidade de usuários do Git criou recursos para treinar desenvolvedores, e a popularidade do Git facilita a obtenção de ajuda quando necessário. Quase todos os ambientes de desenvolvimento têm suporte ao Git e as ferramentas de linha de comando do Git implementadas em todos os principais sistemas operacionais.
Aqui está uma lista dos principais comandos do git e suas funcionalidades.
- Na pasta raiz do seu repositório local, digite
git status
para reconhecer os arquivos a serem commitados - Digite
git add nome_do_arquivo
para cada um dos arquivos ougit .
para adicionar todos os arquivos alterados ao commit - Digite
git commit -m "mensagem_do_commit"
para commitar os arquivos - Se o commit for bem sucedido, digite
git push
para subir os arquivos ao repositório remoto
O GitHub é uma plataforma de desenvolvimento colaborativo que aloja projetos na nuvem utilizando o sistema de controle de versões chamado Git. A plataforma ajuda os desenvolvedores a armazenar e administrar o código e faz o registro de mudanças. Geralmente o código é aberto, o que permite realizar projetos compartilhados e manter o acompanhamento detalhado de seu progresso.
A plataforma GitHub também funciona como rede social, conectando os desenvolvedores com os usuários. Como usuário, você pode descarregar programas ou aplicativos, e da mesma maneira, pode colaborar com seu desenvolvimento oferecendo melhorias e discutindo as questões que interessam nos fóruns temáticos.
Markdown Syntax é uma sintaxe usada para padronizar e facilitar formatação de texto na web, utilizada em aplicativos como Slack e GitHub. Textos estilizados com Markdown são, na maioria dos casos, apenas texto com caracteres não-alfabéticos, como #, * e , usados para a configuração de títulos, listas, itálico, negrito e inserção de imagens.
Aqui está uma lista com os principais comandos de markdown.
Crie um arquivo Markdown chamado apresentacao.md e nele preencha as seguintes informações:
- Como prefere ser chamada
- Sua comida preferida
- Um sonho
- Se pudesse ser um personagem, quem seria?
As informações podem ser apresentadas da maneira que você achar interessante, com imagens, em formato de formulário, em texto corrido... O importante é usar das ferramentas que aprendemos hoje. Depois de terminado, você deve commitar e subir o arquivo para o seu repositório forkado.
Desenvolvido com 💜