Skip to content

Colaborando

Peter edited this page Nov 23, 2017 · 2 revisions

Existem várias maneiras de se colaborar com efetividade para este projeto. As principais, em ordem crescente de "custo" do seu tempo e relevância para o projeto são:

  1. participando das discussões através do seu voto de endosso;
  2. participando das discussões ativamente, postando comentários;
  3. colaborando com trabalho nas planilhas, ou colaborando com trabalho no git (pull requests).

A seguir detalhes sobre cada uma delas.

Issues: discutindo as falhas e as novas ideias

O termo issue pode ser traduzido para incidente, tipo "telefone de reclamações" onde alguém registra o incidente. Se você descobre uma falha no vocabulário LexML, então tem onde reclamar: é no sistema de gestão de issues do lexml-vocabulary. O fundamento do sistema é a identificação única e controlada do seu chamado, que ganha um "ticket do chamado", aqui denominado issue number (por ex. #7). Mas esse ticket pode também ser relativo a uma ideia nova e bacana para melhorar o lexml-vocabulary, que não tem nada de falha ou reclamação... Tudo são issues.

Como aqui não é uma empresa, é um coletivo voluntário que cuida do projeto, então o cliente ou "consumidor" do projeto é também um potencial "fornecedor" do projeto... Não há um posicionamento tão rígido nos papeis, não basta reclamar nem dar uma ideia: precisa participar para fazer acontecer.

Outra forma de imaginar a interface aqui das issues, é que acaba sendo uma espécie de fórum de discussão das pessoas da comunidade LexML. Veja o Guia completo de como usar todos os recursos da interface de issues, inclusive habilitando a interação por e-mail (!).

É preciso estar logado

Não morremos de amor pelo Github, poderíamos estar usando Gitlab ou qualquer outro... Mas optamos por Github. Um dos pré-requisitos é ter conta no Github: siga as instruções aqui ou clicando no botão de "sign-up". Daí em diante sempre lembrar de logar, ou deixar sempre logado (é seguro).

Tudo o que apresentamos neste guia de colaboração, o que se apresenta nos demais guias de participação, demanda e vai pressupor que você esteja logado.

Criando uma nova issue

Na prática são 5 passos simples, de navegação e preenchimento de formulário. Veja o Guia aqui.

Mas e o conteúdo da issue? O que podemos fazer e como é melhor fazer? Não temos regras especiais, é muito parecido como um fórum de discussão mesmo. Se ainda assim se sente "peixe fora da água", veja alguns exemplos, navegue por entre issues novas e velhas deste projeto, para ter uma amostra do "espírito da coisa".

Depois que postar sua nova issue, um mediador do projeto fará ajustes e rotulará do que se trata: temos labels (rótulos) para as issues. Pense sempre em elaborar um texto objetivo com um (apenas um) dos seguintes focos:

  • Dúvida: apenas faça a pergunta, acrescentando exemplos se necessário.
  • Falha: descreva alguma falha que tenha observado no projeto ou nos vocabulários LexML.
  • Melhora: descreva a sua sugestão de melhora.

Participando efetivamente da discussão

Tão importante quanto criar uma issue relevante, é postar um comentário relevante numa das issues já criadas.

Precisa estar logado, aí aparece a caixinha de resposta embaixo, com o botão verde "Comment", para postar o seu comentário. Se deseja um texto mais elaborado, aproveite os botões de edição,

Senão é só decorar aluns comandos como o negrito que se faz digitando **negrito**... Maiores detalhes aqui.

Participando com votos de endosso

As pessoas da comunidade LexML podem discutir as issues... Às vezes, existem pontos complexos e matizados, mas outras vezes você só quer dar seu voto de "+1" ou "-1" no comentário de outra pessoa. E pode até manifestar outras reações (como amar, odiar, etc.) às conversas, expressando os seus sentimentos de forma mais simples e eficaz.

O voto (joinha) de qualquer forma é reconhecido neste projeto como um endosso ao ponto de vista manifesto pelo comentário, principalmente quando se trata de alguma decisão de projeto.

Colaborando nas planilhas

Esta planilha colaborativa com todos os vocabulários LexML é a interface amigável para os arquivos CSV (planilhas em formato aberto), para os usuários não-técnicos. O procedimento geral, para leigos e não-leigos é:

  1. Editar na planilha colaborativa a modificação desejada (sem medo!)
  2. Algum usuário "mais nerd" (ou você) baixa a planilha para o repositório e submete as modificações como pull-request, já dizendo num resumo quais seriam as modificações. 3 .. Daí em diante é como o git (ver abaixo)

Colaborando diretamente no git

... não é difícil, e todos estão convidados! Mas não são todos que se sentem "suficientemente nerds" para usar o git...

1 ... 2.... 3. Os mantenedores (e você) podem discutir o pull-request: fica como que "em consulta pública" por um ou mais dias, conforme o tamanho ou impacto da modificação. 4. O pull-request é aceito (é realizado um commit), e eventualmente justificará ser retulado como nova versão.